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Branded content

 

Quando os anúncios tradicionais não surtem
o mesmo resultado.

Uma empresa não pode continuar presa às tradicionais técnicas de marketing e publicidade. O perfil do consumidor contemporâneo é outro. Isto não tem a ver com a idade, pois até as pessoas mais velhas estão se adaptando ao mundo globalizado. Fazer um anúncio tradicional não surte o mesmo resultado que a campanha teria no passado, quando a televisão, rádio e jornal eram os principais meios de divulgação.

Hoje, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas à internet. Mesmo para os canais de comunicação convencionais, as campanhas de marketing e publicidade estão assimilando outros elementos na criação de conteúdo para conquistar potenciais clientes. Neste contexto, surgiu o branded content aplicado, principalmente, em estratégia digital de marketing de conteúdo.

O branding engloba as ações relacionadas à marca de uma empresa – criação, desenvolvimento, gestão e posicionamento no mercado. O branded content expressa o conteúdo da marca. O que isto significa na prática? Criação de conteúdo relevante relacionado à marca para despertar o interesse do público-alvo. É uma estratégia diferenciada de marketing fundamentada em conteúdo de qualidade e valor para os segmentos que a marca deseja alcançar. Apoia-se em estratégia digital de marketing de conteúdo.

Os objetivos centrais do branded content são a divulgação e o posicionamento da marca. O foco não é o aumento de vendas, mas estabelecer uma relação de confiança com potenciais consumidores. Cria-se uma conexão baseada em emoções e identificação. Ou seja, o público fará referências positivas sobre a marca mesmo que não tenha hábito de consumir produtos e serviços da empresa. Reconhece a marca por seus valores. O branded content é uma técnica que torna a marca “top of mind” e sutilmente influencia a decisão de compra.

Os canais de marketing digital são os mais utilizados em ações de branded content. Mas as ações também se apoiam nos meios de comunicação de massa, como a televisão, e na indústria cultural, como o cinema. É um trabalho que exige muita criatividade, humor, inovação, sensibilidade e conhecimento das ferramentas de estratégia digital de marketing para ganhar visibilidade, conquistar a audiência e atingir as metas de conversão.

O sucesso das campanhas depende da qualidade do conteúdo, gerenciamento das publicações e monitoramento de resultados. Não basta criar um excelente conteúdo e não acompanhar as reações do público. A análise dos resultados, baseada em métricas previamente estabelecidas, mostrará se a estratégia digital de branded content está na direção certa. Por isso, é importante contratar agências especializadas em marketing de conteúdo e publicidade para desenvolver projetos profissionais.

Com o advento da internet, o consumidor assumiu uma postura mais participativa. Como as empresas ocuparam os espaços oferecidos pelas mídias sociais, o relacionamento com o público está cada vez mais interativo. A busca por novidades, entretenimento, emoções e relacionamentos virtuais é o que mantém as pessoas conectadas a maior parte do tempo. Tudo acontece com rapidez e as reações podem surpreender.

Por esta razão, para desenvolver marketing de conteúdo é importante conhecer o perfil do público-alvo, compreender o que o público deseja e satisfazê-lo. A campanha tem que causar impacto, atingir o emocional do público. Contar histórias envolventes e marcantes, que expressam os valores da marca associados ao universo do consumidor.

Campanhas centradas em históricas que aguçam a imaginação, fantasias, sentimentos têm muito mais chances de reter a atenção do público. Este é o segredo de ações bem-sucedidas de branded content que viralizam na internet. Esta tendência, inclusive, ganhou mais destaque no Festival de Cannes, que passou a premiar peças de branded content.

Aposte na força da estratégia digital de marketing de conteúdo para consolidar a sua marca no mercado!

Juntos, podemos conquistar resultados cada vez melhores, aplicando as técnicas do branded content. Entre em contato e saiba mais contato@agenciasal.com.br