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O lead que faz diferença

 

A busca por diferentes caminhos até a atenção do cliente.

Dentro de uma empresa, a busca por diferentes caminhos até a atenção do cliente é objeto de estudos de diversos profissionais. Não por menos, a geração de leads é o que tem motivado a maioria dos esforços para melhorar o desempenho das ações de marketing. Ainda assim, é difícil saber exatamente como os clientes vão agir de acordo com os esforços investidos por uma empresa. Dessa forma, é preciso minimizar riscos, buscando assertividade na hora de conquistar a atenção do cliente e motivar sua ação.

Porém, ainda hoje há certa confusão sobre o que é a geração de leads. Para alguns, um lead é uma venda. Para outros, é apenas um cadastro de e-mail. Portanto, antes de definir como gerar o lead é preciso definir o que será exatamente esse lead. Como tudo o que diz respeito à tecnologia e geração de novos negócios, nada é fixo, e a sua empresa pode ter interesses específicos que talvez não sejam o caso de outras empresas.

O que realmente faz diferença?

Agora que já entendemos que um lead pode ser muito mais do que uma compra, é necessário entender como definimos o que será o lead esperado pela empresa. Em primeiro lugar, o lead precisa motivar uma ação do cliente. Em alguns casos, essa ação pode ser apenas uma curtida em um post ou página do Facebook; esse exemplo está atrelado normalmente aos sorteios em redes sociais. Porém, isso pode ser muito pouco, considerando que o Facebook seleciona o que um cliente recebe ou não de informações, e ter que pedir para ele ativar as notificações é sempre algo chato.

Portanto, antes de escolher a ação do cliente, faça a si mesmo a seguinte pergunta: como essa ação pode beneficiar minha empresa? Esse é o primeiro passo para definir o que será esse lead exatamente. Apenas uma curtida será o bastante para estabelecer uma relação? Talvez seja melhor que ele selecione um tipo de produto pelo qual ele se sente mais interessado. Mas aí, qual será a recompensa do cliente? No final, tudo se torna um jogo de oferta e demanda entre cliente e empresa, e vence quem souber utilizar melhor suas ferramentas.

Como gerar leads

Do ponto de vista prático, há uma série de possibilidades para gerar leads a partir do que a empresa tem a oferecer. É possível pedir um cadastro de e-mail para liberar um conteúdo exclusivo como e-books, matérias e assim por diante. Pode ser que gerar um desconto a partir de indicações seja melhor para o seu negócio, gerando duas vendas com um lucro menor do que uma só venda com lucro maior.

Ainda existem os leads que envolvem o cadastro completo de uma pessoa. Normalmente, esse é o cadastro solicitado em clubes de testes, onde a recompensa tende a ser muito mensurável e rápida, o que justifica o esforço do cliente. Mas, nesses casos, também há uma taxa de rejeição elevada, já que poucas pessoas estão interessadas em inserir seu CPF em páginas não seguras na web. Qual a melhor estratégia para sua empresa? Talvez seja criar algo novo, o que tende a sempre ser mais efetivo.

Juntos, podemos conquistar resultados cada vez melhores, aplicando as técnicas para gerar leads. Entre em contato e saiba mais contato@agenciasal.com.br